Dois Cardápios para uma barriga lisa para o Verão

23 de November de 2011 por Redação Mulheres de Sucesso em De Bem com a Vida

Com a proximidade do verão e das festas de fim de ano, folgas e férias, o aumento da procura pela manutenção e melhora da forma física fica evidente quando analisado o número de matrículas nas academias e a tentativa de uma consulta com uma nutricionista.

“Todos querem ir à praia ou ao clube com uma barriga de parar o trânsito. Mas para isso, é necessário rever a alimentação, visto que ela influência na estética”, explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

Diante disso, a nutricionista comenta que alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acúmulo de toxinas.

“A mudança de hábito é fundamental para um corpo bonito e sadio. Diversas pessoas querem fazer ‘milagres’ e não se alimentam antes de fazerem exercícios físicos. é errado, pois podem aparecer alguns sintomas como mal-estar, dor de cabeça, cansaço, podendo levar a desmaios. O equilíbrio é vital para a melhora estética”.

Outro costume detectado entre os clientes nas clínicas nutricionais é a alimentação antes de dormir ou a falta dela para perder peso. “O hábito de comer e dormir pode propiciar refluxo e sonos agitados, sendo que qualidade no sono é uma das regras de ouro para a beleza e saúde. Deixar de alimentar não vai acelerar o metabolismo e com isso, não queimará mais as calorias”, afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

A nutricionista também dá a dica que na busca pela barriga “chapada”, fazer pequenas e variadas refeições por dia, evitando o mau hábito de beliscar alimentos calóricos, sobretudo carboidratos e frituras é imprescindível. “O excesso e a escolha errônea de alimentos fazem com que ganhemos peso, podendo adquirir barriga”, alerta.

Para perder barriga é necessário algumas mudanças, como ter uma alimentação equilibrada entre os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além da prática de exercícios e a ingestão de pelo menos 2 litros de água.

“O excesso de peso, sedentarismo, o fumo, a má qualidade do sono, a alimentação inadequada e a ingestão de hormônios contribuem a aparecer o acúmulo de gordura localizada na região da barriga”, diz Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.

Rita de Cássia Leite Novais dá sugestões de Cardápios para uma barriguinha dos sonhos:

Café da Manhã

-250 ml de vitamina de mamão+ 1 colheres de sopa farinha de linhaça (utilizar leite desnatado
-Bebida de soja+1 colheres de sopa de fibra de trigo
-2 fatias de pão de centeio com peito de peru e cenoura ralada
-3 torradas com cotage

Colação

- 1fatia de melão
-1 iogurte desnatado+ 1 colher de sopa de germe de trigo

Almoço
-1/2 prato raso de salada de alface americana, beterraba, milho.
-1/2 prato de salada de grão de bico, tomate, rúcula
-2 colheres de arroz integral
-2un de batata assada tamanho médio
-1 cocha de feijão
-Filé de frango grelhado
-1 un. Filé de peixe assado ao molho de pimentões
- 3 colheres de sopa de escarola no azeite
-2 buques de Brócolis alho e óleo
-1 fatia fina de melancia
-1un. de pêssego

Lanche da tarde

-1 banana nanica com aveia
-1 xícara de chá verde
-1 fatia de bolo de laranja

Jantar
-1/2 prato raso de salada de agrião, pepino, 3 un. de ovo de codorna
-1/2 prato raso de salada de almeirão, palmito, berinjela.
- Sopa de legumes
-1 um.Panqueca de espinafre com molho vermelho
-2 colheres de sopa de uva passas.
-1 cacho pequeno de uvas rosadas ( 6 uvas)

* A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais é sócia proprietária da empresa Consultoria Alimentar e é especializada em Nutrição Clínica e Vigilância Sanitária de Alimentos, pelo Ganep e USP.

Compartilhe!